terça-feira, 31 de março de 2009

Dona ?


Não tinha bem clareado o dia e as dores iniciaram.
“Puta Merda”. Lá vou eu de novo!
Na sala de espera da emergência, apenas uma senhora aguardava.
Que bom! Pensei eu. Vai ser rápido!
Mas aí veio a triagem e mais uma vez a espera.
- Minha filha. Tu vais também no pronto-socorro? Perguntou a senhora que aguardava.
- Vou sim. Estou esperando ser atendida.
- Eu também, respondeu a senhora. - Essa tristeza tem dado gastura, secado a boca, não aguento mais!!! É a depressão, sabe? Já estou há um bom tempo assim...
Respondi àquela mulher de cabelos curtos, ruivos e de pele já enrugada em virtude da idade:
- É. Depressão é ruim mesmo. Minha mãe tem de vez em quando.
- E tu, o que estás sentido? Perguntou a mulher.
- Tô com uma dor no lado direito da barriga. Já faz uns dias e não aguento mais.
- Tadinha! Disse ela. - Tão nova e sozinha! E continuou...
- Tu sabes que eu também prefiro não incomodar ninguém? Meus filhos estão em casa! A minha filha, coitada, numa tristeza que só desde a morte do meu neto. Foi morto com quinze facadas lá no Sambaqui. Ontem prenderam os bandidos! Já faz um ano. Depois disso, a minha filha nunca mais prestou! A cidade tá mesmo violenta!
- Dona ?, chamou o médico. Então a mulher desapareceu no corredor. À minha frente, apenas a recepcionista e um aparelho de TV gigante, grudado na parede. Fiquei pensando nos programas que passariam durante o dia. Se eles realmente conseguiriam distrair a todos, no meio de tanta espera.
Não demorou muito e veio a doninha, triste, cambaleando, pedindo ajuda à recepcionista para sair dali, pegar o ônibus e ir pra casa.
Então ela me olhou, chegou bem perto e disse:
- Tu és tão linda! Fica com Deus, Débora! Tudo vai dar certo!
Foi aí que dei o primeiro riso do dia. Foi aí que percebi que nem ao menos havia prestado atenção ao seu nome. Mas ela sabia o meu. Ouviu enquanto eu fazia a ficha de entrada e não esqueceu!

É. A porta se fechou e lá foi ela...
Será que seu problema havia sido resolvido? Fiquei pensando...
- Dona ? Desculpe não ter lhe dito. A senhora também é linda! Tudo vai dar certo!

Nenhum comentário: